A empresa Amazon anunciou nesta semana o lançamento de uma nova geração do seu tablet Fire HD 10. O aparelho, segundo a fabricante, é 30% mais rápido que o anterior e tem o dobro de memória RAM.
A verdade, entretanto, é que o dispositivo tem um hardware relativamente modesto, porém o seu preço de venda nos EUA é baixo o suficiente US$ 150 (R$ 467 sem impostos) para garantir uma relação custo-benefício minimamente aceitável.
O que a Amazon oferece nesse produto que outras fabricantes de tablets de baixo custo não conseguem é um bom suporte, incluindo atualizações de software. Pelas imagens, fica óbvio que o Fire HD 10 tem o Android como sistema operacional, mas a empresa não informa qual versão.
Nosso palpite é o Nougat 7.0. Entre as especificações, temos um display com 10,1’’ de resolução Full HD+ (1920x1200) e densidade de pixel de 224 ppi.
Certamente não é uma contagem impressionante, mas considerando que estamos falando de um tablet de baixo custo, é aceitável. O modelo do chipset não foi revelando, mas a Amazon explica que se trata de um processador quad-core de 1,8 GHz.
Esse aparelho terá apenas 2 GB de RAM, e os consumidores poderão optar entre versões de 32 e 64 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via cartão micro SD de até 256 GB.
Para completar, a fabricante oferece espaço de armazenamento gratuito na nuvem. Mas o que realmente destaca esse modelo de outros tablets é a presença da Alexa, que agora pode ser invocada pelo usuário com um simples comando de voz.
Até então, todos os produtos Android da marca requeriam que a pessoa interagisse com a tela para, só então, fazer perguntas ou dar comandos à Alexa. Entre outras características, o novo Fire HD 10 tem WiFi dual-band com suporte ao 802.11ac, o padrão mais rápido da atualidade, e vem com Áudio Dolby Atmos. Já é possível fazer a pré-compra do produto diretamente na Amazon em três opções de cor: preto, azul marinho e vermelho vivo.
As entregas começam em 11 de outubro. Como a Amazon não vende nenhum produto da sua linha Fire no Brasil, podemos supor que esse novo tablet também não chegará ao nosso mercado por meios oficiais. Infornew seu mundo digital na web e aqui. Veja o vídeo a baixo: