Criar uma Loja Virtual Grátis

Cão-guia robô Lysa

Cão-guia robô Lysa

   Publicado pela Infornew em 16-12-2016 as 08:40 hs

 

Equipe brasileiros criaram

"cão-guia robô Lysa" para dar

maior autonomia a cegos

 

 

Equipe brasileiros criaram Uma equipe de pesquisadores no Espírito Santo está desenvolvendo uma espécie de cão-guia robô para auxiliar na mobilidade de deficientes visuais. Batizado de Lysa, o robô se encontra em fase final de desenvolvimento e é resultado de uma pesquisa liderada por Neide Sellin, um trabalho que se iniciou em 2011 e que hoje conta com oito pesquisadores envolvidos na criação do cão-guia robô. Com bateria recarregável, o robô é dotado de dois motores e cinco sensores que avisam ao deficiente visual, por meio de mensagens de voz gravadas, quando há no percurso buracos, obstáculos e riscos de colisões em altura.

 

Equipe brasileiros criaram

 

A intenção é que chegue ao mercado com cerca de 3,5 quilos. O projeto para levar o robô, eventualmente, ao mercado busca agora financiamento coletivo.

Lançado no site Kickante, a campanha tem como meta arrecadar R$ 100 mil, valor que será usado para a produção de dez robôs cães-guias, que serão doados a deficientes visuais.

Segundo seus criadores, a interação com os usuários do Lysa permitirão os primeiros testes e possibilitarão a sugestão de melhorias para aperfeiçoar o produto.

 

Equipe brasileiros criaram

 

Os cães-guias significam maior autonomia e qualidade de vida para deficientes visuais.

Porém, apresentam questões como altos custos para treinamento, restrições para entrada em alguns ambientes, tempo curto de vida dos animais e despesas e trabalho quando ficam doentes. Com o Lysa, sua equipe quer colaborar com os deficientes visuais de maneira mais assertiva, prática e econômica.

“A campanha é não apenas para permitir a produção dos protótipos, mas também para fazer com que o robô chegue ao público de forma mais acessível possível”, explica a idealizadora do projeto, Neide Sellin.

 

Equipe brasileiros criaram

 

Se os resultados da campanha de financiamento coletivo forem os esperados, o custo do robô Lysa no mercado deverá ficar em até R$ 10 mil.

“Os cães-guias convencionais exigem despesas para tratamento e criação, além do custo elevado para adestramento, não sendo portanto acessíveis a muita gente.

Calcula-se que hoje no Brasil existam menos de 100 cães-guias”, comenta Neide Sellin. Infornew seu mundo digital na web e aqui. Veja o video abaixo: 

 

 

 

 

    

Campanha da Moderninha  Uol
       

 

 

 

 

Cursos 24 Horas

Cursos Online na Área de Contabilidade e Economia

 

 

                                     Publicidades