Criar uma Loja Virtual Grátis

Mundo Cientifico: A volta dos dinossauros

Mundo Cientifico: A volta dos dinossauros

   Publicado em 26-02-2016 as 17:00 hs

 

 

Sobre o tema

Neste fim de semana veremos aqui na pagina (Mundo Cientifico) um dos estudos mais surpreendentes de todos os tempos, a volta dos dinossauros. O filme Jurassic Park criou o sonho de trazer os dinossauros de volta ao planeta.

E a fantasia que parecia impossível pode se transformar em realidade graças aos avanços da ciência. Uma recente descoberta de tecido mole em ossos de dinossauros está resgatando a possibilidade de recuperar o DNA dessas criaturas.

Além disso, o estudo A VOLTA DOS DINOSSAUROS traz uma importante descoberta do paleontólogo e biólogo Hans Larsson, da Universidade de McGill, revelada em primeira-mão. E neste fim de semana veremos estes estudos e saberemos se e possível ou não ver estas criaturas de perto, e ao vivo. Convido a todos a assistir o vídeo lá cima, e realmente incrível.

 

 Infornew 92808080

   Infornew 9980808

                                   (FOTO: Dinossauros)

(FOTO: Dinossauro)

 

Os dinossauros


Dinossauros que significa "lagarto terrível" constituem um grupo de diversos animais membros do clado Dinosauria. Acredita-se que apareceram há pelo menos 230 milhões de anos, e que, durante 135 milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período Triássico até o final do período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas.

A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de se adaptar para sobreviver em climas de baixas temperaturas podendo assim viver no novo ambiente.

Provavelmente o sangue quente de dinossauros emplumados e mamíferos é um fator a ser considerado para explicar sua sobrevivência; entretanto, a teoria do "sangue quente", não explica a sobrevivência de animais poiquilotérmicos, como tartarugas, sapos e crocodilos.

 

 Infornew 099840

   Infornew 289820820

                                   (FOTO: Volta?)

                          (FOTO: Perigo?)

 

Evolução dos dinossauros

Os dinossauros divergiram dos seus antepassados dinosauromorpha, um clado dos arcossauros, em apenas alguns milhões de anos, há aproximadamente 230 milhões de anos durante o período Triássico, rudemente 20 milhões de anos depois que o evento de extinção do Permiano-Triássico apagou aproximadamente 95% de toda a vida na Terra. A datação de fósseis do primeiro gênero de dinossauro conhecido, o Eoraptor estabelece a sua presença no registro de fóssil de 235 milhões de anos.

Os paleontólogos acreditam que Eoraptor se parece com o antepassado comum de todos os dinossauros; se isto for verdadeiro, os seus traços sugerem que os primeiros dinossauros fossem predadores pequenos, provavelmente bípedes. A descoberta de ornitodiros primitivos, parecido a um dinossauro foram animais como Marasuchus e Lagerpeton em camadas de rochas triássicas da Argentina apoia esta visão; a análise de fósseis recuperados sugere que esses animais fossem predadores.

As poucas primeiras linhas de dinossauros primitivos diversificados rapidamente pelo resto do período Triássico; as espécies de dinossauro rapidamente desenvolveram as características especializadas e a variedade de tamanhos. Durante o período da predominância dos dinossauros, que abrangeu os seguintes períodos Jurássico e Cretáceo, quase cada animal da terra conhecido eram maiores do que 1 metro de comprimento. O Evento K-Pg, que ocorreu há aproximadamente 65 milhões de anos no fim do período Cretáceo, causou a extinção de todos os dinossauros, exceto da linhagem que já tinha constituído a origem dos primeiros pássaros. Outras espécies de diapsídeos relacionadas aos dinossauros também sobreviveram ao evento K-Pg.   

 

Infornew 92882200

  

   Infornew 09808088

                                    (FOTO: Estamos pronto?)

                           (FOTO: Queremos?)

  

Comentario

 

Olá galera note 10! A fantasia que parecia impossível pode se transformar em realidade graças aos avanços da ciência. Uma recente descoberta de tecido mole em ossos de dinossauros está resgatando a possibilidade de recuperar o DNA dessas criaturas.

Além disso, o estudo mostra que as aves podem fornecer matérias para a criação de um dinossauro de verdade. Por isso minha pergunta para este fim de semana é: vocês acham que nossos cientistas poderão criar um dinossauro de verdade um dia?        

 

  Infornew 9280820820

    Infornew 9289220290
  

                                        (FOTO: Verdade?)

(Foto: Conseguiremos?)

  


  

Publicado por: Paulo Roberto     

 

Deixe seu comentário aqui