Criar uma Loja Virtual Grátis

Mundo cientifico: vampiros lenda ou verdade?

Mundo cientifico: vampiros lenda ou verdade?

   Publicado em 19-02-2016 as 16:50 hs

 

 

Sobre o tema

Neste fim de semana veremos aqui na pagina (Mundo Cientifico) um estudo completo sobre as origens e as historias relacionadas aos vampiros. Lendas sobre seres sobrenaturais que se alimentam do sangue ou carne dos vivos têm sido encontradas em praticamente todas as culturas à volta do mundo desde há muitos séculos.

Hoje em dia associaríamos essas entidades a vampiros, mas na antiguidade esse termo não existia; o consumo de sangue e outras atividades semelhantes eram atribuídos a demônios ou espíritos comedores de carne e bebedores de sangue; mesmo o Diabo era considerado como um sinônimo de vampiro.

Quase todas as nações têm associado o ato de beber sangue com algum tipo de alma de outro mundo ou demônio, ou em alguns casos uma divindade. E neste fim de semana veremos as historias que fizeram com que nossos cientistas fosse a trás da verdade. Convido a todos a assistir o vídeo lá em cima ate o fim.

 

 Infornew 9289028028982

   Infornew 9289280209

                                   (FOTO: Vampiro)

(FOTO: Historias?)

 

Sobre os vampiros


Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas (geralmente sob a forma de sangue), independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva. Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, possivelmente em tempos tão recuados quanto a pré-história, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX (19), após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi na Roménia.

Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria coletiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo. Embora mesmo os vampiros do folclore balcânico e da Europa Oriental possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição, foi em 1819, com o sucesso do romance de John Polidori The Vampyre, que se estabeleceu o arquétipo do vampiro carismático e sofisticado; o que pode ser considerado a mais influente obra sobre vampiros do início do século XIX (19), inspirando obras como Varney the Vampire e eventualmente Drácula.

É, no entanto, o romance de 1897 de Bram Stoker, Drácula, que perdura como a quinta essência da literatura sobre vampiros e que gerou a base da moderna ficção sobre o tema. Drácula foi inspirado em mitologias anteriores sobre lobisomens e outros demônios lendários semelhantes e "deu voz às ansiedades de uma era" e aos "medos do patriarcado vitoriano".

 

 Infornew 20982920

   Infornew 928908209820

                                   (FOTO: Drácula verdadeiro)

                          (FOTO: Drácula do cinema)

 

Crenças populares

A noção de vampirismo existe há milênios; culturas como as da Mesopotâmia, Hebraica, da Grécia Antiga, e a romana continham lendas de demônios e espíritos que são considerados precursores dos modernos vampiros.

No entanto, apesar da ocorrência de criaturas do tipo dos vampiros nessas civilizações antigas, o folclore da entidade que conhecemos hoje como vampiro teve origem quase exclusivamente no sudeste da Europa no início do século XVIII (18) quando as tradições orais de muitos grupos étnicos dessa região foram registradas e publicadas.

Em muitos casos, os vampiros são espectros de seres malignos, vítimas de suicídio, ou bruxos, mas podem também ser criados quando um espírito maléfico possui um corpo ou quando se é mordido por um vampiro. A crença em tais lendas penetrou tanto em algumas regiões que causou histeria coletiva e até execuções públicas de pessoas que se acreditavam serem vampiros.   

 

Infornew 29892890820

  

   Infornew 298098298208

                                    (FOTO: Morto vivo)

                           (FOTO: Aconteceu?)

  

Comentario

 

Olá galera note 10! Nesse fim de semana vamos ver um estudo completo sobre as historias de vampiros. É difícil fazer uma descrição única e final do vampiro da tradição popular, embora exista uma série de elementos comuns a muitas das lendas européias.

Os vampiros são muitas vezes descritos como de aparência inchada, e com uma coloração rósea, púrpura ou escura; estas características são frequentemente atribuídas a uma recente ingestão de sangue. De fato, o sangue é muitas vezes visto perpassando da boca e nariz quando um vampiro era visto no seu caixão ou mortalha, e o olho esquerdo fora deixado aberto.

O vampiro estaria envolto na mortalha de linho em que havia sido enterrado, e os seus dentes, cabelo e unhas poderiam apresentar algum crescimento, embora em geral os dentes pontiagudos não fossem uma característica. E minha pergunta para este fim de semana é: vocês acham que os vampiros das historias reais que vimos no vídeo lá em cima tinha algum tipo de poder?        

 

  Infornew 29892828098

    Infornew 92808208209
  

                                        (FOTO: Lenda?)

(Foto: Verdade?)

  


  

Publicado por: Paulo Roberto     

 

Deixe seu comentário aqui