Criar um Site Grátis Fantástico

supercomputador Tupã pode morre

supercomputador Tupã pode morre

 Publicado pela Infornew em 28-11-2017 as 08:10 hs

 

A morte do “supercomputador

Tupã” pode deixar Brasil sem

previsão do tempo  

 

 

A morte do “supercomputador Tupã” pode deixar Brasil sem previsão do tempo

Os serviços de previsão do tempo no Brasil podem parar a qualquer momento caso o Tupã, supercomputador que realiza esse trabalho para todo o território nacional, deixe de funcionar.

O pedido de socorro é do CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Meteorologia, que informa que a máquina responsável por todo o processamento de dados relacionados a essa atividade está bem perto do colapso.

É o que os especialistas chamam de “end of life”, o ponto em que um supercomputador chega em sua capacidade máxima e se torna obsoleto, exigindo manutenção e trabalho constantes, caso contrário pode deixar de operar a qualquer momento.

 

A morte do “supercomputador Tupã” pode deixar Brasil sem previsão do tempo

 

De acordo o CPTEC, órgão que faz parte do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a máquina vem apresentando cada vez mais problemas e eles, em algum momento, podem se tornar insolucionáveis.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o chefe de operações do instituto, Gilvan Sampaio, afirma que a máquina chegou a quebrar há duas semanas. A falha aconteceu no domingo (19), mas devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, na segunda (20), o Tupã só foi consertado na terça-feira (21).

Os dados de previsão do tempo e outros fenômenos foram liberados com informações defasadas, que haviam sido coletadas dois dias antes. Em caso de colapso, os reflexos serão bem maiores do que apenas o fim da previsão do tempo que assistimos todos os dias nos telejornais.

 

A morte do “supercomputador Tupã” pode deixar Brasil sem previsão do tempo

 

Setores como a agricultura, pecuária e energia, fundamentais para o progresso do país, dependem de tais informações para a tomada de decisão e funcionamento diário, bem como os sistemas de prevenção de desastres naturais, que perderia sua capacidade de alertar os cidadãos sobre a possível ocorrência de catástrofes.

Toda a situação acontece por falta de recursos. A empresa responsável pela manutenção do Tupã não recebe desde outubro, mas continua realizando o trabalho.

Entretanto, ele acontece somente nos dias úteis e em horário comercial, ao contrário do suporte que era prestado antes, o que levou à ausência de dados por mais de 24 horas durante o último feriado regional. Infornew seu mundo digital na web e aqui. Veja o vídeo a baixo:

 

 

 

 

Campanha da Moderninha  Uol 

 

 

 

Cursos 24 Horas

Cursos Online na Área de Contabilidade e Economia

 

 

 

 

 

 

 

                                     Publicidades