O Facebook anunciou que o seu drone de distribuição de Internet, o Aquila, completou seu segundo voo de testes.
A aeronave movida a energia solar desembarcou, com sucesso, no dia 22 de maio após uma viagem de uma hora e 46 minutos, informou a companhia.
O primeiro voo do Aquila aconteceu em junho do ano passado. Entretanto, após 96 minutos, a aeronave caiu enquanto pousava em Yuma, no Arizona. Segundo investigação dos Estados Unidos, o acidente foi causado devido aos ventos fortes do dia.
A companhia de Mark Zuckerberg disse que melhorou o drone autônomo com base nas lições que aprendeu com o incidente, incluindo mudanças de engenharia e design no veículo.
O drone também ganhou centenas de novos sensores para coletar dados, o software de piloto automático foi atualizado, e uma hélice horizontal foi instalada para ajudar no pouso do drone.
Segundo a companhia, a última decolagem foi duas vezes mais rápida do que o voo do primeiro teste.
A aterrissagem também aconteceu em Yuma. Em seu blog, o Facebook informou que o recente voo e os dados coletados serão usados para refinar "modelos aerodinâmicos, que nos ajudam a prever o uso de energia e assim otimizar a bateria e o tamanho da matriz solar".
Ao conseguir pousar com sucesso e por um tempo superior o drone Aquila, o Facebook mostra que está cada vez mais próximo na missão de distribuir Internet a regiões que não têm acesso e, claro, que ainda não fazem parte da comunidade de 2 bilhões de perfiz. Infornew seu mundo digital na web e aqui. Veja o vídeo abaixo: