A fabricante Sharp sabem que as TVs com resolução 4K começam a se popularizar aos poucos, a despeito do preço mais elevado, em especial no Brasil.
De olho no futuro, eles apresentaram uma enorme TV de 70 polegadas com resolução 8K durante a feira de eletrônicos de Berlim (IFA 2017). Praticamente todos que passaram pelo espaço da empresa no evento pararam para conferir a qualidade da imagem e o nível de detalhamento do que é apresentado na tela com resolução de 7.680 x 4.320 pixels são 16 vezes mais pixels do que em TVs com resolução Full HD.
São sete portas HDMI. Alguns especialistas alegam que o 8K não faz diferença para quem está assistindo porque existe um limite para o nível de detalhes que o olho humano consegue enxergar.
A resolução 4K, já presente em algumas TVs à venda em diversos lugares (inclusive no Brasil), sinalizaria justamente este limite.
Outro fator limitador é a oferta de conteúdo, ainda muito pequena quando o assunto é resolução 8K. A TV conta com suporte a HDR, formato que traz ganhos para a imagem.
Essa mesma tecnologia marca presença em diversos celulares, e tem aplicação, por exemplo, ao recuperar a textura e o detalhe das nuvens numa foto que originalmente ficaria superexposta.
Além de enorme, a Sharp Aquos 8K é espessa demais. Ela está bem distante das TVs fininhas vistas em janeiro, durante a feira de Las Vegas (CES 2017), e também ao longo do ano em lançamentos globais de empresas do calibre da LG, Philips e Samsung.
O produto chega às lojas do Japão e da China até o fim do ano pelo equivalente a R$ 28 mil. A fabricante planeja levar a TV a outros mercados no decorrer de 2018.
Não há previsão de vendas no Brasil, até porque a Sharp não possui representação no país. Infornew seu mundo digital na web e aqui. Veja o vídeo abaixo: