A Toyota completou o primeiro teste de seu robô HSR, sigla em inglês para Robô de Apoio Humano, nos Estados Unidos.
Trata-se de um dos robôs de assistência que a montadora tem desenvolvido para melhorar a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida. O teste do HSR foi conduzido com a família do veterano de guerra Romy Camargo, que sofreu ferimentos no Afeganistão, deixando-o paralisado do pescoço para baixo.
Alimentado com rodinhas, sensores e um braço articulado, o robô conseguiu ajudar Camargo com tarefas como abrir e fechar portas, pegar garrafas de água e outros objetos.
A companhia tem concentrado esforços no desenvolvimento de projetos que visam melhorar a mobilidade para usuários com limitações física, incluindo idosos.
Além do HSR, a fabricante está desenvolvendo uma armadura robótica que visa devolver a capacidade de andar daqueles com paralisia dos membros inferiores.
No ano passado, a Hyundai apresentou dois protótipos para exoesqueletos, um para fins industriais e outro para ajudar pessoas com deficiência motora a se locomoverem. Infornew seu mundo digital na web e aqui. Veja o vídeo abaixo: